Aplicada em: 2017

Banca: VUNESP

Órgão: UNESP

Prova: Assistente Administrativo

 

Fogo e Madeira

Não foi pouco para um único dia de fiscalização. Dois caminhões, um trator, uma camionete e uma pá carregadeira foram inutilizados pelo Ibama*, por servirem à extração ilegal de madeira na divisa entre Rondônia e Mato Grosso.

Embora os agentes do instituto tivessem o que comemorar, seria incorreto qualificar como êxito o que ocorreu – pelo menos de uma perspectiva mais alongada no tempo.

A facilidade com que se encontraram sinais flagrantes de desmatamento nada mais revela do que o extremo de sem-cerimônia dos madeireiros ilegais na Amazônia.

Autorizada por decreto de 2008, a destruição dos equipamentos empregados nessa atividade predatória parece ser uma das poucas punições efetivamente ressentidas pelos infratores. Levada a cabo por meio de helicópteros, a ação do Ibama afugenta, pelo mero estardalhaço de sua aproximação, os responsáveis diretos pelo crime.

Porém, mal os helicópteros levantam voo novamente, o desmatamento prossegue. Operações dessa monta se fazem de raro em raro, e os madeireiros não chegam a abalar-se da área protegida.

Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização. Madeireiros possuem, por exemplo, licença para a exploração sustentável do recurso natural, mas a utilizam para enveredar em áreas protegidas.

Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população em outras atividades atraentes do ponto de vista econômico. A falta de alternativas de trabalho sem dúvida explica por que madeireiros ilegais encontram algum apoio entre os habitantes da região.

Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.

Ibama: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

(Folha de S.Paulo, 24.12.2016. Adaptado)

Sem prejuízo de sentido do texto, no último parágrafo “Ainda que fulgurante, a ação de poucos fiscais será incapaz de interromper o desmatamento.”, o trecho destacado pode ser substituído por:

a) Caso seja fulgurante

b) Como é fulgurante

c) Apesar de ser fulgurante

d) Enquanto for fulgurante

e) Conforme seja fulgurante

No trecho do penúltimo parágrafo do texto “Iniciativas mais extensas e difíceis, mas de maior alcance, envolveriam o engajamento da população...”, a forma verbal em destaque expressa sentido de

a) improbabilidade.

b) certeza.

c) ação concluída.

d) dúvida.

e) possibilidade.

(VEJA A IMAGEM NO VÍDEO)

 

Nas falas do caracol, os advérbios “Normalmente”, “bem” e “devagar” expressam, respectivamente, circunstâncias de

a) modo, modo e modo.

b) tempo, modo e intensidade.

c) modo, intensidade e modo.

d) tempo, intensidade e modo.

e) modo, meio e causa.

Aplicada em: 2017

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Mogi das Cruzes - SP

Prova: Procurador Jurídico

Releia os trechos selecionados do texto.

• Ao mesmo tempo, a Coroa portuguesa fechava as tipografias dos trópicos porque temia que ideias subversivas pudessem corromper a estabilidade do Brasil.

• … e qualquer pessoa adulta sabe que o presidente do Brasil é um produto das escolhas dos brasileiros, portanto chega de desculpas. (último parágrafo)

Assinale a alternativa em que as duas expressões destacadas apresentam, respectivamente, as mesmas relações entre ideias estabelecidas pelas expressões porque e portanto.

a) Cancelaram a reserva no hotel visto que a filha não pôde tirar férias. / Os funcionários do hotel trabalharam incansavelmente, logo mereceram a gratificação recebida.

b) Todos aplaudiram o ator assim que ele entrou no palco. / O ator representou o papel magnificamente, por isso foi ovacionado pela plateia.

c) Os veículos foram estacionados conforme as vagas disponíveis nos andares do prédio. / O carro quebrou no meio da estrada, e não pudemos chegar ao nosso destino.

d) Iniciaram a entrega dos diplomas já que todos os formandos haviam chegado. / Caso os documentos sejam autênticos, o diploma lhe será concedido.

e) Para que vivam em melhores condições, os refugiados foram transferidos para outro local. / Ainda que muitas pessoas se oponham, há países que não se recusam a receber refugiados.

Leia o texto “Star Trek” para responder à questão. (NO VÍDEO)

Quando estreou, em 1966, a série “Jornada nas Estrelas” exibia um futuro que parecia realmente improvável e distante. A série era ambientada no século 23 e acompanhava as aventuras dos tripulantes da nave espacial Enterprise, com a missão de explorar o espaço e ir “aonde nenhum homem jamais esteve”.

O teletransporte ainda não virou realidade, mas muitos gadgets* da série passaram a integrar o cotidiano. Sempre que o capitão Kirk estava em apuros, abria seu comunicador e entrava em contato com a equipe. Trinta anos depois, a Motorola lançou o StarTAC, popularizando o uso da telefonia móvel. Os acertos não pararam por aí: da impressora 3D à televisão de tela plana, dos disquetes aos dispositivos USB, a série previu com surpreendente exatidão a relação do homem com a tecnologia.

“Jornada nas Estrelas” era transgressora em sua diversidade: a equipe tinha homens e mulheres de diferentes etnias trabalhando em igualdade. Hoje, ainda não existem habitantes de Vulcano morando entre nós, mas a ideia de que pessoas de gêneros e etnias diferentes possam cumprir as mesmas funções não é mais algo utópico.

(Aventuras na História, outubro de 2014. Adaptado)

*gadgets: dispositivos, aparelhos

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito dos trechos selecionados do texto.

a) Em “a série ‘Jornada nas Estrelas’ exibia um futuro que parecia realmente improvável e distante”, a expressão destacada apresenta circunstância de meio, indicando que o futuro imaginado pela série era inconcebível.

b) Em “com a missão de explorar o espaço e ir aonde nenhum homem jamais esteve’”, a expressão destacada apresenta circunstância de lugar, indicando que o objetivo da missão era colonizar e dominar planetas desconhecidos.

c) Em “Sempre que o capitão Kirk estava em apuros, abria seu comunicador”, a expressão destacada apresenta circunstância de modo, indicando que a personagem muitas vezes se via em perigo.

d) Em “a série previu com surpreendente exatidão a relação do homem com a tecnologia”, a expressão destacada apresenta circunstância de causa, indicando que a série previu acertadamente o uso dos atuais recursos tecnológicos.

e) Em “a equipe tinha homens e mulheres de diferentes etnias trabalhando em igualdade”, a expressão destacada apresenta circunstância de afirmação, indicando que a divisão de trabalho era realizada democraticamente.

 

Observe as expressões destacadas nas frases reescritas do texto.

•  Ambientada no século 23, a série sempre retratava as aventuras dos tripulantes da Enterprise, e a missão era explorar o espaço enfrentando o desconhecido.

•  Trinta anos depois, a Motorola lançou o StarTAC, que popularizou o uso da telefonia móvel.

Assinale a alternativa em que os pronomes substituem, corretamente, as expressões destacadas e estão colocados adequadamente nas frases de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) … sempre retratava-as… / … era explorá-lo… / … que lhe popularizou…

b) … sempre retratava-as… / … era o explorar… / … que o popularizou…

c) … sempre lhes retratava… / … era explorá-lo… / … que popularizou-lhe…

d) … sempre as retratava… / … era o explorar… / … que popularizou-o…

e) … sempre as retratava… / … era explorá-lo… / … que o popularizou…

Aplicada em: 2017

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Mogi das Cruzes - SP

Prova: Procurador Jurídico

Zlitz adverte o companheiro _____________ que estão perdidos no espaço. Zlotz, mostrando-se _________________ , mas _____________ , afirma que tem um mapa ______________ qual poderão se orientar. Porém o mapa ___________ que ele faz menção é astrológico, o que é inútil para que possam encontrar a rota desejada.

Para que o texto esteja correto de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e mantenha-se fiel ao sentido da tirinha, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

a) de … proativo … inexperiente … com o … a

b) de … temeroso … inconsequente … do … com

c) de … diligente … estabanado … do … a

d) a … voluntarioso … inábil … com o … em

 

Aplicada em: 2016

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Guarulhos - SP

Prova: Agente Escolar

Considere as seguintes construções do 2° parágrafo:

♦  Meninas são menos provocadoras do que meninos…

♦  A prática é um pouco mais frequente nas escolas privadas […] do que na rede pública…

Nos contextos em que são empregadas, as palavras destacadas estabelecem relação de

a) comparação.

b) negação.

c) correção.

d) dúvida.

e) aprovação.

Considere os trechos selecionados do texto.

• Não foi fácil: entrei no auditório, e estavam ali talvez umas 300 pessoas para escutar…

• Existiram bons legados e maus legados.

• Os portugueses deixaram o Brasil há quase 200 anos…

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as formas verbais destacadas podem ser substituídas, correta e respectivamente, por:

a) reunia-se; Houve; faz.

b) reunia-se; Houveram; fazem.

c) reuniam-se; Houve; faz.

d) reuniam-se; Houveram; fazem.

e) reuniam-se; Houveram; faz.

A forma verbal destacada neste trecho do 3° parágrafo – Choveram justificativas e até acusações para explicar as situações… – pode ser substituída, conforme a norma- -padrão da língua, por:

a) Houve.

b) Surgiu.

c) Apareceu.

d) Foi apontado.

e) Foram citado.

A forma verbal Deveríamos, no início do último parágrafo, expressa uma

a) dúvida.

b) ordem.

c) sugestão.

d) constatação.

e) hesitação.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a) perdoá-lo … que

b) perdoar-lhe … à qual

c) perdoar ele … o qual

d) perdoá-lo … cujo

e) perdoar ele … aonde

Na voz ativa, a passagem – Charges, montagens e até samba [...] foram criados para chamar a atenção sobre o tema. – assume a seguinte redação:

a) Para chamar a atenção sobre o tema, criaram charges, montagens e até samba.

b) Criaram-se charges, montagens e até samba para chamar a atenção sobre o tema.

c) A atenção sobre o tema foi chamada com a criação de charges, montagens e até samba.

d) Criou-se charges, montagens e até samba para chamar-se a atenção sobre o tema.

e) A chamada de atenção sobre o tema fez-se com criação de charges, montagens e até samba.

Aplicada em: 2015

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Suzano - SP

Prova: Auxiliar de Secretaria

O trecho – Nós estamos estudando vários ecossistemas... – está corretamente transcrito para a voz passiva, conforme a norma-padrão, em:

a) Vários ecossistemas temos estudado.

b) Vários ecossistemas deve estar sendo estudados.

c) Vários ecossistemas estamos estudando.

d) Vários ecossistemas tem sido estudado por nós.

e) Vários ecossistemas estão sendo estudados por nós

Aplicada em: 2007

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-SP

Prova: Técnico Judiciário

O empobrecimento da nossa sociedade provocou uma diminuição crônica dos investimentos em educação em nosso país e, por causa disso, houve nítida piora da qualidade do ensino público. Essa queda se acentuou nos últimos 30 anos, e a educação pré-universitária foi, com certeza, a mais prejudicada. É consenso que o acesso ao conhecimento é fator fundamental para inclusão e transformação social. Assim, mais do que nunca, todos os brasileiros devem ter acesso à educação, desde a mais tenra idade até a profissionalização, seja esta de que nível for. No caso brasileiro, contudo, é preciso ir além desse consenso. Tendo em vista os graves problemas sociais que vivenciamos atualmente, não basta apenas educar até o estágio profissionalizante. É necessário discutir que tipo de profissionalização devemos promover. São tantas as carências, que a formação profissionalizante deve ir além da capacitação técnica.

(Marcos Boulos, Folha de S.Paulo, 21.08.2006)


Em — É necessário discutir que tipo de profissionalização devemos promover. — a oração substantiva em destaque funciona sintaticamente como

a) aposto

b) predicativo.

c) complemento nominal.

d) sujeito.

e) objeto direto.

Assinale a alternativa em que se repete o tipo de oração introduzida pela conjunção se, empregado na frase – Questionamos também se uma corporação profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, ...

a) A sociedade não chega a saber se os advogados são muito corporativos.

b) Se os advogados aprendem pouco, a culpa é da fragilidade do ensino básico.

c) O advogado afirma que se trata de uma questão secundária.

d) É um curso no qual se exercita lógica rigorosa.

e) No curso de direito, lê-se bastante.

Aplicada em: 2006

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-SP

Prova: Técnico Judiciário

Em – ... fez de tudo para sobreviver... – a oração em destaque é

Fez de tudo a fim de sobreviver

a) subordinada adverbial final, encerrando ideia de finalidade.

b) coordenada explicativa, encerrando ideia de explicação.

c) subordinada adjetiva restritiva, encerrando ideia de restrição.

d)  coordenada adversativa, encerrando ideia de oposição.

e) subordinada adverbial consecutiva, encerrando ideia de consequência.

Aplicada em: 2016

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Teresina - PI

Prova: Professor - Português

Em: “O que gost-á- va-mos era de estar juntos. ” A divisão correta dos elementos formadores da palavra em destaque é 

a) gos – ta – va – mos. 

b) gost – a – va – mos.  

c) gost – a – vamos.  

d) gosta – va – mos.  

e) gos – ta – vamos