Por que: Separado e sem acento

“Por que”, SEPARADO e SEM ACENTO: faz a pergunta e NUNCA vem no final.

É usado também quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”.

 

Exemplos:

Por que as estrelas brilham?

Por que não me disse a verdade?

Todos sabem por que motivo ele recusou a proposta?

Ela contou por que (motivo, razão) estava magoada?

 

Por quê: Separado e com acento

"Por quê", SEPARADO e COM ACENTO: vem no final da pergunta.

 

Exemplos:

Ela não me ligou e nem disse por quê?

Você está rindo por quê?

*Atenção: Os dois porquês separados são usados somente para perguntas.

 

Porque: Junto e sem acento

Quando se usa ele assim, JUNTO e SEM ACENTO, ele não faz mais pergunta: ele faz a RESPOSTA. Por isso, o “porque” é usado para responder:

 

Exemplos:

Comprei este sapato porque é mais barato. 

Não saí de casa, porque estava doente. 

O céu é azul porque a luz do sol, ao passar pela atmosfera, dependendo da inclinação da Terra, se decompõe (espectro luminoso) e a frequência dela se revela azul, da mesma forma que acontece com o vermelho e o laranja em outros períodos, como na tarde e no amanhecer. 

 

Porquê: Junto e com acento

Quando o “por que” vem JUNTO e ACENTUADO, é um pouco mais complicado. Ele faz papel de substantivo, sendo determinado por um artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.

 

Exemplos:

Ninguém entende o porquê de tanta confusão.

Eu só quero saber o porquê de o céu ser azul.

Se ele fez isso, teve um porquê (motivo).

 

01. A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

a – Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.
b – Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c – Eis o porquê da minha viagem.
d – Ele não veio por que estava doente.
e – Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

02. Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a – Não sei o _________________ de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião _________________ ?
c – Os caminhos _________________ percorremos são tortuosos.
d - _________________ não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos _________________ estávamos com muita saudade.

 

03. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:

( ) Não fiz a pesquisa ________ estava doente.
( ) ________ Marcela não conta toda a verdade?
( )  Não quis ir ao cinema ________?
( )  Nem imagino o ________ dessa alegria.

(a) porquê
(b) por quê
(c) por que
(d) porque

 

01. Qual é a frase que está escrita incorretamente?

a) Por que você não me ajudou ontem?

b) Diga-me o porquê de você não ter me ajudado ontem.

c) Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.

d) Ele era gordo porque só comia doce.

e) Porque era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.

 

02. Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”

a) porque – porque - porquê

b) por que – por que – por que

c) por quê – por quê - porquê

d) por que – porquê – por quê

 

03. As frases abaixo possuem algumas palavras em destaque. Se substituirmos estas palavras por alguns dos “porquês”, qual das frases terá o mesmo sentido desta: “Amanhã nós vamos ao médico porque você está muito doente.”?

a) A festa não aconteceu “já que” tínhamos prova no dia seguinte.

b) Acho que não entendo o "motivo” de ter que ir ao médico.

c) “Por qual motivo” você não veio ontem?

d) Não sei “por qual motivo” você está preocupada.

 

04. Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.

a) porquê

b) por quê

c) porque

d) por que

 

05. Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”

a) Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.

b) A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.

c) A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.

d) A primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.

 

06. Assinale a alternativa em que o “porque” (junto, sem acento) vem para indicar causa:

a) Fiquei feliz, porque estou melhor.

b) Não corra muito rápido, porque você pode cair.

c) Foi correndo para a escola porque tinha prova.

d) Ligue daqui cinco minutos, porque depois disso vou sair.

 

07. Sobre a forma “por que” (separado, sem acento), é correto afirmar que:

a) É inserida apenas no inicio da frase, sendo substituída pelas expressões “por qual razão”/“por qual motivo” (e variantes).

b) É inserida apenas no inicio da frase, podendo ser substituída tanto pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).

c) Pode ser inserida no início ou no meio da frase, sendo substituída pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes).

d) Pode ser inserida no inicio ou no meio da frase, podendo ser substituída tanto pelas expressões “por qual razão”/ “por qual motivo” (e variantes), quanto pelas expressões “pelo qual”/ “por qual” (e variantes).

 

08. Corrija as formas incorretas dos “porquês” se necessário e marque a alternativa correspondente às correções: “ "Por quê" estamos nesta cidade? Uma explicação para isso é "porque" gostamos de agitação. Podemos também falar que é "por que" esta cidade tem muitos recursos, mas isso não seria totalmente verdade: o "porquê" de estarmos aqui é o nosso trabalho. Se pudéssemos, voltaríamos à nossa antiga cidade, "por que" é tão agitada quanto esta e "por quê" possui muito mais recursos e facilidades do que esta."

a) Por que – porque – porque – porque – porque – porquê.

b) Por que – por que – porque – porquê – porque – porquê.

c) Por que – porquê – porquê – por que – porque – por quê.

d) Por que – porque – porque – porquê – porque – porque.

e) Nenhuma alternativa corresponde às formas corretas.

 

09. Assinale a alternativa onde a forma “por que” (separado, sem acento) foi empregada corretamente:

a) Estava vendendo aquele casaco por que o odiava.

b) Você está aqui por que?

c) Queríamos saber se a prova por que passou era difícil.

d) Não tinha mais aquele objeto por que perdi.

 

10. Qual é a frase que está escrita corretamente?

a) Amanhã vamos ao parque porquê fará sol.

b) Ontem passei no banco, por que recebi.

c) Hoje vou descansar porque é feriado.

d) Mudei de canal por quê quis.

 

11. Numa frase, a forma “porquê” (junto, com acento) é empregada com o sentido de “motivo”, “razão”. Esse emprego, no entanto, se assemelha à forma “por que” (separado, sem acento). O que diferencia os dois é o fato de que “porquê” é um substantivo e “por que” não. Como podemos saber quando a forma “porquê” será utilizada?

a) O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” estiver no final da frase.

b) O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier acompanhado por termos que numeram a palavra (por exemplo “tem um motivo”/ “ tem uma razão” = “tem um porquê”).

c) O substantivo “porquê” aparecerá somente quando “motivo”/ “razão” vier precedido por termos que modificam o substantivo, como artigos, numerais e pronomes (por exemplo “não sabia o motivo”/ “são minhas razões” = “não sabia o porquê”/ “são minhas razões")

d) Nenhuma das alternativas explica quando a forma “porquê” será utilizada.