01. Na Língua Portuguesa, a palavra “SE” pode pertencer a várias categorias gramaticais. Tal termo pode, por exemplo, funcionar como partícula apassivadora (ou pronome apassivador) quando, ligado a um verbo transitivo direto, torna a oração passiva. Considerando as informações apresentada se seu conhecimento sobre o assunto, assinale a alternativa em que “SE” está funcionando como partícula apassivadora.

a) “No trabalho, percebe-se facilmente o efeito negativo dos aparelhinhos sobre a produtividade.”.

b) “De símbolo de status, transformaram-se rapidamente em bem de consumo obrigatório (...)”.

c) “(...) e faz com que todos se sintam como bombeiros sem equipamentos, (...)”.

d) “Não se trata de combater, tal qual luditas, a tecnologia.”.

 

02. Considerando os usos do “se” no seguinte excerto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

“Por exemplo, se pessoas sentem que não são merecedoras de bondade ou suspeitam que há algum motivo por trás da bondade, os benefícios da gratidão não se realizarão.”

 

I. Nas duas ocorrências, o “se” é um pronome que integra o sentido do verbo.

II. Na primeira ocorrência, o “se” tem valor condicional.

III. Na segunda ocorrência, o “se” indica que a oração está na voz passiva.

IV. Nas duas ocorrências, servem para indeterminar os sujeitos verbais.

a) Apenas I e IV.

b) Apenas II e IV.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) Apenas I e III.

 

03. No verso “Se for preciso, eu pego um barco, eu remo”, o conectivo destacado representa valor semântico de:

a) condição.

b) concessão.

c) adversidade.

d) causa.

e) consequência.

 

04. No trecho “SE eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar...”, o termo destacado indica uma relação de:

a) Tempo.

b) Condição.

c) Explicação.

d) Causa.

e) conformidade.

 

05.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Língua Portuguesa, a palavra SE pode assumir funções morfológicas distintas, a depender do contexto em que é empregada. Pode funcionar, por exemplo, como substantivo, conjunção, pronome, entre outros. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a função correta da palavra SE nesse anúncio.

a) Pronome reflexivo.

b) Pronome apassivador.

c) Conjunção subordinativa integrante.

d) Índice de indeterminação do sujeito.

 

 

06. No contexto da oração “Mas sente-se!”, o “se” é classificado como:

a) índice de indeterminação do sujeito.

b) conjunção subordinativa condicional.

c) partícula expletiva.

d) conjunção subordinativa integrante.

 

07. Associe a Coluna 1 à Coluna 2, relacionando o tipo de ocorrência do ‘se’ em diferentes trechos do texto.

Coluna 1                                                                            Coluna2

1. Partícula apassivadora.                          ( ) Nos últimos anos, popularizou-se a ideia de que o cérebro é como um músculo.

2. Índice de indeterminação do sujeito. ( ) se não for exercitado, ele atrofia.

3. Conjunção condicional.                         ( ) Apesar disso, trata-se de um estudo de observação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

a) 1 – 2 – 3.

b) 2 – 1 – 3.

c) 3 – 2 – 1.

d) 1 – 3 – 2.

e) 2 – 3 – 1.

 

08. O emprego do item gramatical SE na condição de PARTÍCULA APASSIVADORA é registrado na ocorrência citada em:

a) “Se fizer isso, poderá perder os anúncios”.

b) “[...] desafios físicos que podem causar lesões se repetidos em casa”.

c) “Penalizam-se conteúdos tidos pelo YouTube como preconceituosos, [...]”

d) “Marcas pedem para não se associar a youtubers que dizem palavrões ou [...]”.

e) “Colocar-se em situações perigosas”.

 

09. Não que seja um índice para se aplaudir em cena aberta: foram 705 homicídios, uma média de um assassinato a cada duas horas. A maior quantidade de homicídios acontece de noite, seguida pela madrugada; à tarde é quando menos se mata. Quando se sabe que os principais autores de homicídios, analisados em grupo, são o tráfico e a milícia, esse perfil não chega a surpreender.

Nos trechos acima, foram destacadas três ocorrências do SE, que se classificam correta e respectivamente como

a) partícula apassivadora, indeterminador do sujeito e partícula apassivadora.

b) indeterminador do sujeito, indeterminador do sujeito e indeterminador do sujeito.

c) partícula apassivadora, partícula apassivadora e partícula apassivadora.

d) indeterminador do sujeito, partícula apassivadora e indeterminador do sujeito.

e) pronome oblíquo, pronome reflexivo e conjunção subordinativa.

 

10. “Por isso, ensinar QUE o homem precisa se preocupar em SE cuidar é um dos grandes desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.”

As palavras destacadas classificam-se respectivamente como:

a) Conjunção integrante e pronome reflexivo.

b) Conjunção integrante e partícula expletiva.

c) Pronome relativo e pronome apassivador.

d) Pronome relativo e pronome reflexivo.

 

11. Em “A página informa se o endereço de e-mail do internauta já foi listado em algum caso de vazamento de informações”, o “se” exerce função de

a) conjunção integrante, pois estabelece uma relação entre “informa” e a oração que completa o sentido desse verbo.

b) pronome integrante do verbo “informar-se”.

c) pronome apassivador, pois o sujeito “página” sofre a ação de informar.

d) conjunção condicional, por indicar a condição para que as informações sejam encontradas na página.

e) pronome reflexivo, pois “a página” fornece e recebe informações.

 

12. Em relação ao termo destacado em “O casal decidiu se separar”, assinale a alternativa correta.

a) O pronome destacado indica que apenas o músico tomou a decisão de se separar.

b) É um pronome que indica uma ação conjunta, ou seja, o músico e sua parceira decidiram juntos pela separação.

c) O pronome “se” mostra que o casal teve dúvida se deveria ou não se separar.

d) “Se” é um advérbio, pois une duas frases.

 

13. Considere a seguinte oração: “Se você está entre essas pessoas”.  A conjunção “se” introduz a ideia de ___________ e poderia ser substituída por __________, desde que _______ fizessem alterações no período a fim de que se mantenha a correção gramatical.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

a) condição – caso – se

b) concessão – caso – não se

c) condição – conquanto – não se

d) condição – conquanto – se

e) concessão – conquanto – se

14. No trecho – ... você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver uma conclusão. –, os vocábulos você, e se contêm, respectivamente, os seguintes sentidos:

a) especificação; limitação; concessão.

b) indeterminação; isolamento; modo.

c) identificação; condição; reciprocidade.

d) indefinição; restrição; condição.

e) apelo; ênfase; finalidade.

 

15. Considere as passagens:

• Outras serão criadas, demandando, porém, competências distintas das que estavam em alta até pouco tempo.

• ... que fomentem a aquisição das competências necessárias não só para exercer uma profissão específica, mas também para obter outra rapidamente, se necessário.

Os termos em destaque nas passagens expressam noções, respectivamente, de

a) contraste e de condição, e podem ser corretamente substituídos por “entretanto” e “caso”, nessa ordem.

b) ressalva e de tempo, e podem ser corretamente substituídos por “contudo” e “desde que”, nessa ordem.

c) conclusão e de comparação, e podem ser corretamente substituídos por “portanto” e “como”, nessa ordem.

d) explicação e de tempo, e podem ser corretamente substituídos por “pois” e “quando”, nessa ordem.

e) conclusão e de concessão, e podem ser corretamente substituídos por “assim” e “mesmo que”, nessa ordem.