
01) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta:
a) O homem necessitou de mais conforto ao desenvolver a capacidade de compreender e resolver novos problemas e conflitos e de adaptar-se a novas situações.
b) A omissão das vírgulas que isolam o trecho “que durou por vários séculos” (linha 9) não altera o sentido original do texto.
c) O termo “se” em “As características que se desejavam” (linhas 16 e 17) poderia ser posicionado de forma enclítica, mantendo a correção gramatical: “As características que desejavam-se”.
d) A vírgula após “séculos” (linha 4) é empregada para antecipar um complemento nominal.
e) A locução verbal “tenha levado” (linha 22) poderia ser flexionada no plural para concordar com “tempos”.
02. Acerca dos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
a) A palavra “miúdo” (linha 13) é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “o”.
b) O emprego do sinal indicativo de crase na linha 22 é facultativo.
c) As origens das palavras “salário” (linha 10) e “pecúnia” (linha 12) estão associadas a regimes de trocas.
d) Os acentos gráficos em “história”, (linha 1), “sé-cu-los” (linha 4), “salário” (linha 10) justificam-se com base na mesma regra gramatical.
e) A palavra “que” (linha 1) é um pronome relativo e introduz uma oração subordinada adjetiva.
03) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
a) As primeiras moedas de que se têm registros tiveram seus valores determinados apenas pelos materiais empregados em suas confecções.
b) Os parênteses (linhas 12 e 13) retificam o significado ordinariamente atribuído às palavras “rebanho” e “gado miúdo”.
c) A omissão da preposição “com” (linha 4) provocaria alteração do sentido do texto, mas preservaria a correção gramatical do período.
d) As aspas empregadas ao longo do texto servem para isolar palavras ou expressões estrangeiras.
e) A forma verbal “desejavam” (linha 17) denota concordância com a expressão “As características” (linha 16).
04) Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
a) O trecho “... as peças através da pancada de um objeto ...” (linhas 17 e 18) pode ser reescrito, mantendo a correção gramatical, da seguinte forma: “... as peças através de a pancada de um objeto ...”
b) O trecho entre as linhas 1 e 2 “... o homem primitivo procurava defender-se ...” poderia ser reescrito, sem alterar o sentido ou prejudicar as regras gramaticais, da seguinte forma: “...o homem primitivo procurava se defender...”.
c) A expressão “a espécie humana” (linha 5) exerce função sintática de objeto indireto da forma verbal “passou” (linha 5).
d) O pronome “onde” (linha 20) deveria ser substituído pela expressão “aonde”, para manter a correção gramatical.
e) A preposição de em “alimentando-se de frutos silvestres” (linha 3) poderia ser substituída pela preposição em, sem alterar o sentido do texto.

05) Acerca dos aspectos estruturais, semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.
a) Nas linhas 4 e 5, as expressões “desaceleração expressiva” e “o reconhecimento da solidez” exercem a mesma função sintática.
b) O texto ficaria mais claro, mantendo a correção gramatical, se a expressão “há cerca” (linha 9) fosse substituída por “acerca”.
c) No trecho “O Comitê de Basileia para Supervisão Bancária atribuiu ao Brasil a nota máxima na avaliação da liquidez...” (linhas 1 e 2), as palavras destacadas pertencem à mesma classe gramatical.
d) A última oração do texto é reduzida de gerúndio.
e) Ao trecho “... para que o Brasil mantenha amplo acesso às linhas internacionais de crédito e atraia recursos destinados a investimentos.” (linhas de 6 a 8) poderia ser dada a seguinte redação, respeitando tanto o princípio do paralelismo sintático e a correção gramatical, quanto o sentido original: “para que o Brasil acesse, amplamente, as linhas internacionais de crédito e atraia os recursos destinados aos investimentos”.

06) Com relação à tipologia, assinale a alternativa correta.
a) Os dois primeiros períodos do texto correspondem ao tópico-frasal de um parágrafo argumentativo, em que se apresenta um ponto de vista acerca dos primeiros computadores.
b) O parágrafo apresenta características de texto injuntivo, visto que pretende convencer o leitor da importância do uso de computadores em bancos e seguradoras.
c) O parágrafo corresponde à introdução de um texto narrativo, em que se apresenta a história da evolução dos computadores.
d) O texto é predominantemente informativo, já que pretende apenas apresentar fatos que compõem uma breve história dos computadores e a importância deles.
e) O texto é predominantemente descritivo, uma vez que objetiva pormenorizar o funcionamento dos computadores do respectivo surgimento aos dias de hoje.
07) Assinale a alternativa em que o referente semântico do pronome destacado está corretamente indicado.
a) “Essa tendência continua em nossos dias.” (linha 18) - automação de alguns setores.
b) “Já nessa época era previsível” (linhas 3 e 4) - em 1945.
c) “seu uso civil disseminou-se durante os anos 1960” (linhas 2 e 3) - dos militares.
d) "Eles abriram uma nova fase” (linhas 13 e 14) - diversos processos econômicos.
e) “Essa tendência continua em nossos dias.” (linha 18) - de 1945 até a atualidade.

08. No que se refere à relação de subordinação entre orações, assinale a alternativa que classifica a oração sublinhada em “é necessário que cada um tenha também flexibilidade, capacidade de tratar as informações racionalmente e emocionalmente.” (linhas 22 a 24).
a) Oração subordinada adjetiva restritiva
b) Oração subordinada adverbial concessiva
c) Oração subordinada substantiva completiva nominal
d) Oração subordinada adverbial final
e) Oração subordinada substantiva subjetiva

09. Na oração “O reativo é totalmente o oposto do proativo” (linha 12), o vocábulo sublinhado consiste em adjunto adverbial de
a) tempo.
b) modo.
c) intensidade.
d) afirmação.
e) inclusão.

10. Com relação à ideia principal do texto, assinale a alternativa correta.
a) A mensagem principal trata da importância do trabalho em equipe, aspecto este ilustrado pela cooperação dos moradores ao levarem o copo de leite ao lago.
b) O propósito dessa mensagem é esclarecer que a falta de envolvimento de alguns indivíduos da equipe não compromete o resultado final.
c) A ideia do texto remete ao comportamento das pessoas que estão sempre à disposição para ajudar o próximo.
d) O texto retrata, no trabalho em equipe, a relevância do comportamento individual em relação ao resultado coletivo.
e) O intuito do texto é mostrar que, em grupos grandes, a sinergia é dispensável e não afeta o trabalho da equipe.