01. No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal “podem” (L.8) está empregada no sentido de têm autorização.

(   ) certo

(   ) errado

02. A oração introduzida por “porque” (L.10) expressa a razão de as bombas serem sujas.

(   ) Certo

(   ) Errado

03. No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, a conjunção “e”, em “e não por deficiência da ciência” (L.2-3), poderia ser substituída por ‘mas’.

(   ) Certo

(   ) Errado

04. O objetivo do texto, de caráter predominantemente dissertativo, é informar o leitor a respeito do surgimento da “bomba limpa” (L.8).
(   ) Certo

(   ) Errado

05. Tendo a oração “que se supera a si mesma a cada dia” (L.3-4) caráter explicativo, o vocábulo “que” poderia ser corretamente substituído por pois ou porque, sem prejuízo do sentido original do período.
(   ) Certo

(   ) Errado

06. A visão do autor do texto a respeito das “bombas n” (L.17) é positiva, o que é confirmado pelo uso da palavra “lisura” (L.18) para se referir a esse tipo de bomba, em oposição ao emprego de palavras como “indisciplinadas” (L.16) e “mal-educadas” (L.17) em referência às bombas que liberam “estrôncio 90” (L.11), estas sim consideradas desastrosas por atingirem indistintamente países considerados amigos e inimigos.
(   ) Certo

(   ) Errado

07. O emprego do acento nas palavras “ciência” e “transitório” justifica-se com base na mesma regra de acentuação.
(   ) Certo

(   ) Errado

08. No texto, a expressão “pequenos e grandes” (L.20) não se refere a tamanho, podendo ser interpretada como equivalente à expressão “adultos e jovens” (L.1), ou seja, em referência a faixas etárias.

(   ) Certo

(   ) Errado

09. O trecho “Tempos atrás era tido como legítimo espancarem-se mulheres e crianças, escravizarem-se povos” (L.11-13) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Há tempos, considerava-se legítimo que se espancassem mulheres e crianças, que se escravizassem povos.
(   ) Certo

(   ) Errado

10. A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Dado o fato de que nem equivale a e não, a supressão da conjunção “e” empregada logo após “inviolável”, na linha 10, manteria a correção gramatical do texto.

(   ) Certo

(   ) Errado

11. Devido à presença do advérbio “apenas” (L.18), o pronome “se” (L.17) poderia ser deslocado para imediatamente após a forma verbal “coloca” (L.17), da seguinte forma: coloca-se.
(   ) Certo

(   ) Errado

12. A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo para o sentido original do texto, o trecho “esses comportamentos são publicamente condenados na maior parte do mundo” (L.15-16) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: publicamente, esses comportamentos consideram-se condenados em quase todo o mundo.

 ) Certo

 ) Errado

13. A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No trecho “o que consideramos bem” (L.3-4), o vocábulo “que” classifica-se como pronome e exerce a função de complemento da forma verbal “consideramos”.

 ) Certo

 ) Errado

14. A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Infere-se do período “Mas a opção (...) da mídia” (L.17-19) que nem todos “os temas polêmicos” recebem a atenção dos meios de comunicação.

 ) Certo

 ) Errado