Assinale a alternativa que está de acordo com o texto.  

a) O episódio se passa na casa de Henri Beauregard e sua mulher Anne, onde mora Carminha, a namorada do personagem narrador. 

b) Além de Carminha, mora na casa de Henri e Anne outra moça, a quem o narrador chama de “Minhoca”.

c) O narrador sabe que tem um irmão alemão e acredita que o encontrará na casa de Henri e Anne.

d) O narrador entreviu o vulto de seu irmão alemão nas proximidades da casa de Henri e Anne.

e) O narrador sugere a Anne que ela possui outro filho além de seu irmão alemão.

Considere as seguintes afirmações.

I. O narrador foi até a casa de Henri e Anne para tentar encontrar seu irmão alemão.

II. O narrador acredita não apenas que Anne conhece seu pai, mas que teve com ele um filho – o seu irmão alemão.

III. O narrador conclui que Christian não é seu irmão, em parte, pelo fato de que reconheceu em Christian “o nariz adunco de Henri”.

Quais podem ser corretamente inferidas do texto?  

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II. 

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

No texto, o narrador utiliza expressões que caracterizam ou sugerem sentimentos, atitudes ou intenções ora de outros personagens, ora próprios dele, narrador. Assinale a alternativa em que ele caracteriza um sentimento próprio. 

a) O professor encerra seu número, numa senha para que a mulher se apresse (l.01) 

b) Henri Beauregard fecha o piano e se refugia num banheiro (l.07)

c) É sinceramente um tipo banal, desses que a memória não fixa (l.18-19)

d) Christian cumprimenta-nos com a cabeça [...] e se escafede escada acima (l.20-21) 

e)  [...] mesmo na contraluz percebo como Anne enrubesce: não temos outro filho (l.23-24)

No que se refere às ideias do texto, assinale a alternativa correta.

a) Glóbulos vermelhos, eritrócitos e hemácias são os elementos responsáveis pela classificação do sangue. 

b) Dados confirmam que atualmente três milhões de pessoas são doadoras regulares.

c) A medula é o órgão responsável pela restituição do sangue no corpo.

d) Indivíduos com sangue tipo O- e AB+ podem receber transfusão de qualquer um. 

e) Para se doar sangue, vários critérios devem ser observados, entre os quais a orientação sexual, apesar de esse parâmetro não ser obrigatório em todos os estados brasileiros.

  

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo Decreto no 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) celebra, entre os dias 22 e 26 de novembro, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue com o tema Torne-se você também um mestre doador. O mundo vive uma febre de caça aos Pokémons, e o Hemocentro está em busca de novos doadores. Assim, aproveitando o tema, sugerimos que os doadores de sangue sejam nossos mestres doadores. [...] 

Para isso, estão previstas diversas ações elaboradas pelo Hemocentro que visam, além da homenagem aos doadores, a garantir o estoque no período do Natal e Ano Novo, quando a demanda aumenta, e o número de doadores diminui. Este ano a programação contará com shows de música, lanche especial, corte de cabelo, cursos de auto maquiagem, entre outras atrações. Todas as atividades estão voltadas para a conscientização acerca da importância de doar sangue. [...]

Os estoques de sangue na FHB estão estáveis, porém, com a proximidade das festas de fim de ano e a chegada das férias, necessitamos reforçar nossos estoques para continuarmos atendendo 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que sejam realizadas mais de 1500 doações de sangue no Hemocentro, durante toda a campanha, garantindo o estoque para o fim do ano.

 Disponível em: <http://www.fhb.df.gov.br/noticias/item/2298-semana-nacionaldo-doador-de-sangue-2016.html>. Acesso em: 20 dez. 2016, com adaptações.

 

Com base nas informações do texto, assinale a alternativa correta.

a) Ao fazer alusão a um jogo de realidade aumentada

para smartphones, a campanha tem como objetivo homenagear, de

forma divertida, os doadores voluntários, além de chamar atenção para a importância da doação regular de sangue.

b) Embora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue seja reconhecido desde 1964, essa é a primeira vez que a fundação comemora esta data.

c) Todo brasileiro maior de 21 anos de idade, gozando de boa saúde, pode e deve doar sangue, basta se dirigir ao endereço do FHB, apresentar documento oficial com foto dentro e fornecer dados cadastrais. Essas informações também constam no guia do doador, disponível no site da fundação.

d) Mesmo o artigo alegando que os estoques de sangue na FHB estão estáveis, ao fazer uma campanha dessa proporção, subtende-se que a demanda pode não ser suprida, o que nunca ocorreu no passado.

e) Segundo o artigo, os convidados a participar das ações promovidas na comemoração da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue são aqueles cidadãos que já doaram sangue alguma vez na vida, não sendo uma ação aberta ao público em geral. 

  

Com base na leitura do texto, infere-se que o (a) 

a) índice de doações encontra-se dentro do esperado e supre a atual necessidade de transfusões de sangue. 

b) número de doações de sangue pela primeira vez, em 2015, foi maior que a quantidade de indivíduos que doaram novamente. 

c) Ministério da Saúde promoveu a campanha de doação de sangue apenas para mostrar a importância dessa coleta no País.

d) Dia Nacional do Doador de Sangue e a Semana Nacional do Doador de Sangue possuem o mesmo propósito, que é o de incentivar a doação, mantendo os atuais doadores e conquistando novos.

e) Organização Mundial da Saúde considera que, se 1% da população doar sangue, os estoques conseguirão atender a demanda.