01. Assinale a opção em que todas as palavras têm, em sua sílaba tônica, uma vogal nasal:

a) alemã, ombro, penumbra, elefante

b) campo, ímã, órfã, cantado

c) bomba, andar, combate, cambada

d) mundo, inchado, empresa, âmbar

e) pombo, chumbo, planta, plantio

 

02. Assinale a alternativa em que a concordância foi efetuada conforme a norma padrão:

a) Devem haver outras formas de executar a missão.

b) Queria voltar a estudar, mas faltava-lhe recursos.

c) Não se admitirá exceções.

d) Basta-lhe duas ou três oportunidades para vencer.

e) Fazia dez anos que ele não vinha a São Paulo.

 

03. Assinale a alternativa que preenche, de acordo com a norma padrão, as lacunas da seguinte frase: “O professor se referia __ alunas dispostas ___ vencer qualquer obstáculo do dia ___ dia.”

a) às – a – a

b) às – a – à       

c) às – à – a       

d) as – à – à

e) as – a – à

 

04. Assinale a alternativa que analisa correta, sintática e respectivamente os termos destacados na frase seguinte: “Pertencem-te todos os documentos. ”

a) Pronome oblíquo – sujeito

b) Objeto direto – objeto indireto

c) Objeto indireto – objeto direto

d) Objeto direto – sujeito

e) Objeto indireto – sujeito

 

05. São exemplos de verbos da 2ª conjugação:

a) cantar, ficar, remar e amar

b) compor, depor, dever e temer

c) sorrir, partir, dormir

d) remar, receber, dever e dormir

e) fugir, ir, dormir e sorrir

06. Destaque a alternativa em que o termo sublinhado seja um objeto indireto:

a) Vou descobrir mundos.

b) Já tenho seis gatos em casa.

c) Não  recebo dinheiro há muito tempo.

d) Não quero que fiques triste.

e) Cantava para os amigos.

 

07. São exemplos de verbos impessoais:

a) alvorecer, chover, anoitecer e trovejar.

b) amar, morrer, crescer e ser.

c) haver, fazer, parecer e ser.

d) correr, jogar, cantar e partir.

e) anoitecer, chuviscar, nevar e falar.

08. Assinale a alternativa em que os vocábulos estejam acentuados pela mesma razão. è a mesma regra de acentuação gráfica

a) parabéns, álbuns

b) exército, jóquei

c) hífen, também

d) chapéu, herói

e) lápis, país

 

09. A sátira é um exemplo do gênero

a) dramático.

b) narrativo.

c) lírico.

d) épico.

e) didático.

10. A ideia de explicação está presente em apenas uma das orações sublinhadas, nas alternativas abaixo.

a) "... detentos, que podem comprar alimentos no mercado interno para abastecer seus refrigeradores."

b) "Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito, os outros também aprenderão a respeitar."

c) "... é de cerca de 16% entre os homicidas, estupradores e traficantes que por ali passaram."

d) "..., tendo como obrigação fundamental mostrar respeito a todos que ali estão."

e) "..., reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime..."

 

11. Em "A população manifesta muito mais prazer no massacre contra o preso", o termo destacado tem a função de:

a) Adjunto Adnominal

b) Agente da Passiva

c) Objeto Direto

d) Objeto Indireto

e) Complemento Nominal

 

12. Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula é opcional.

a) "Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito, os outros também aprenderão a respeitar."

b) "O detento é obrigado a mostrar progressos, para provar que pode ser reincluído na sociedade."

c) "Os EUA chegam a registrar 60% de reincidência, o Reino Unido, 50%."

d) " Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades de educação é a estratégia."

e) "Cada bloco contém uma cozinha, comida fornecida pela prisão e preparada pelos presos."

 

13. No período, "Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia", as duas orações destacadas são subordinadas reduzidas de infinitivo e classificam-se, respectivamente, como:

a) substantiva apositiva e substantiva subjetiva.

b) adverbial final e substantiva subjetiva.

c) adverbial final e substantiva completiva nominal.

d) substantiva objetiva indireta e adverbial consecutiva.

e) adverbial consecutiva e substantiva apositiva.

 

14. Assinale a alternativa em que a oração sublinhada é subordinada substantiva predicativa:

a) A comida é preparada pelos próprios detentos, que podem comprar alimentos no mercado interno.

b) Ele é fundamentado na ideia de que a prisão é a privação da liberdade.

c) Se o indivíduo não comprovar que está totalmente reabilitado, a pena será prorrogada.

d) A diferença do sistema de execução penal norueguês em relação ao brasileiro é que ele é pautado na reabilitação.

e) Uma sinistra cultura de que bandido bom é bandido morto

 

15. Um mesmo fonema pode ser representado por letras diferentes. A sequência de palavras que ilustra esse conceito é:

a) taxa - máxima – afixar

b) oficina - praça – cela

c) presídio - lazer – execução

d) exercício - inexorável – exórdio

e) preso - sangue – asa

 

16. Assinale a alternativa que pode substituir corretamente o trecho sublinhado sem alterar-lhe o sentido:

"... O que esperar de um sistema que propõe reabilitar e reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para que essa situação realmente aconteça." 

a) "..., onde nada oferece..."

b) "..., conforme o que oferece..."

c) "..., porque nada oferece..."

d) "..., a fim de oferecer algo..."

e) "..., embora nada ofereça..."