TEXTO 1 - REFEIÇÃO EM FAMÍLIA
Rosely Sayão
Os meios de comunicação, devidamente apoiados por informações científicas, dizem que alimentação é uma questão de saúde. Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade, alimentos ganham adjetivos como “funcionais”. Temos dietas para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para obesos, para idosos.
Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.
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O horário das refeições é o melhor pretexto para reunir a família porque ocorre com regularidade e de modo informal. E, nessa hora, os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos de modo mais natural. (adaptado)
Na estruturação do texto 1, o segundo parágrafo, em relação ao primeiro, estabelece uma relação de:
a) explicação;
b) consequência;
c) oposição;
d) exemplificação;
e) causa.
O texto 1 é representante do gênero informativo; sobre esse gênero textual, tendo por base o texto 1, a única característica inadequada é:
o direcionamento do texto para um receptor específico;
a) o predomínio da objetividade sobre a subjetividade;
b) a utilização de uma linguagem adequada ao meio;
c) a preocupação com a precisão do conteúdo veiculado;
d) certa preocupação com o socialmente correto.
Se enquadrado na categoria dos textos argumentativos, a tese do texto 1 estaria perfeitamente identificada do seguinte modo:
a) a alimentação saudável é condição básica para uma boa saúde;
b) toda a população deveria seguir a orientação dos médicos sobre adotar uma alimentação saudável;
c) a sociedade precisa discutir nas refeições em família a qualidade de sua alimentação;
d) as famílias deveriam aproveitar melhor o momento das refeições para o estreitamento de seus laços;
e) pais e mães precisam manifestar seu afeto pelos filhos nos momentos das refeições em família.
Ainda que predominantemente dissertativo, o texto 1 mostra elementos descritivos; o termo sublinhado abaixo que NÃO possui caráter objetivo, mas subjetivo, é:
a) ...informações científicas;
b) ...corpo magro;
c) ...alto índice;
d) ...pesquisa recente;
e) ...modo mais natural.
“pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam”; com esse segmento do texto 1, o autor tenta mostrar:
a) o descuido da população com a alimentação saudável;
b) o aparecimento de novas prioridades sociais;
c) a necessidade premente de atualização informativa;
d) o desprezo mútuo dos familiares;
e) a presença agressiva da TV no meio familiar.
“Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?”
A pergunta colocada ao final desse segmento do texto 1 mostra:
a) o interesse do autor em dialogar com seus leitores;
b) a presença de uma reflexão sobre o tema;
c) a indicação de uma opinião alheia;
d) uma acusação a certas situações sociais;
e) o destaque de um argumento falso.
“Temos dietas para cardíacos, para hipertensos, para gestantes, para obesos, para idosos”.
A relação vocabular adequada nos itens abaixo é:
a) cardíacos / coração;
b) hipertensos / temperatura corpórea;
c) gestantes / descontrole hormonal;
d) obesos / sistema respiratório;
e) idosos / depressão psicológica.
“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável”; a substituição adequada do segmento do texto 1 sublinhado é:
a) para que se mantenha o corpo magro e saudável;
b) a fim de que se mantivesse o corpo magro e saudável;
c) para que a magreza e a saúde do corpo fosse mantida;
d) para a manutenção da magreza no corpo saudável;
e) para que se mantesse o corpo magro e saudável.
“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável”; a frase abaixo que mostra o vocábulo “bem” na mesma classe gramatical e no mesmo valor semântico é:
a) Ele está bem magro;
b) Ela sabe costurar bem;
c) Nem bem saiu, ele voltou;
d) Bem saudável ele ficou após a dieta;
e) As frutas estão bem caras.
“...69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam”.
Temos aqui uma concordância que envolve elementos de porcentagem; a frase abaixo que mostra incorreção nesse tipo de concordância é:
a) 5% da turma vieram ao show;
b) 89% dos brasileiros mostram alimentação pouco saudável;
c) 1% dos entrevistados demonstraram fraqueza;
d) chegou apenas 3% dos convidados;
e) compareceram 23% dos artistas.
“...porque ocorre com regularidade e de modo informal”; a maneira mais adequada de reescrever-se esse segmento do texto 1 é:
a) porque ocorre regularmente e uniformemente;
b) em vista de ocorrer regularmente e com informalidade;
c) em virtude de ocorrência regular e uniforme;
d) em função de ocorrer regular e informalmente;
e) por ocorrer regularmente e informalmente.
As duas palavras do texto 1 que são acentuadas graficamente em função da mesma regra são:
a) científicas / reúne;
b) saúde / hábito;
c) saudável / índice;
d) cardíacos / será;
e) família / cardápios.
Observe a charge acima.
Essa charge se apoia no seguinte tipo de linguagem figurada:
a) ironia;
b) comparação;
c) pleonasmo;
d) eufemismo;
e) personificação.
Na imagem da charge, a representação da sujeira e do descuido é feita por meio de um conjunto de elementos; o elemento destacado que NÃO colabora para essa imagem negativa é que o cozinheiro:
a) está fumando;
b) é representado por um rato;
c) é cercado por moscas em voo;
d) carrega uma colher numa das patas;
e) mostra uma aparência descuidada.
Na charge, na frase do representante do restaurante, o primeiro termo devia estar separado por vírgula por ser:
a) um termo deslocado;
b) um aposto;
c) um vocativo;
d) uma oração antecipada;
e) um adjunto adverbial.
Na charge há um conjunto de elementos verbais que estão representados graficamente; o elemento cuja representação gráfica está ausente é:
a) vigilância sanitária;
b) senhores;
c) engano;
d) nosso cozinheiro;
e) nosso restaurante.
