A palavra amor está dividida em grupos de fonemas pronunciados separadamente: a - mor. A cada um desses grupos pronunciados numa só emissão de voz dá-se o nome de sílaba. Em nossa língua, o núcleo da sílaba é sempre uma vogal: não existe sílaba sem vogal e nunca há mais do que uma vogal em  cada sílaba. Dessa forma, para sabermos o número de sílabas de uma palavra, devemos perceber quantas vogais tem essa palavra.

 

Atenção: as letras i e u (mais raramente com as letras e e o) podem representar semivogais. 

 

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas

1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 
Exemplos: mãe, flor, lá, meu

 

2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 
Exemplos: ca-fé, i-ra, a-í, trans-por

 

3) Trissílabas: possuem três sílabas. 
Exemplos: ci-ne-ma, pró-xi-mo, pers-pi-caz, O-da-ir

 

4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas. 
Exemplos: a-ve-ni-da, li-te-ra-tu-ra, a-mi-ga-vel-men-te, o-tor-ri-no-la-rin-go-lo-gis-ta

 

Divisão Silábica

Na divisão silábica das palavras, cumpre observar as seguintes normas:

a) Não se separam os ditongos e tritongos. 
Exemplos: foi-ce, a-ve-ri-guou

 

b) Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, gu, qu. 
Exemplos: cha-ve, ba-ra-lho, ba-nha, fre-guês, quei-xa

 

c) Não se separam os encontros consonantais que iniciam sílaba. 
Exemplos: psi-có-lo-go, re-fres-co

 

d) Separam-se as vogais dos hiatos. 
Exemplos: ca-a-tin-ga, fi-el, sa-ú-de

 

e) Separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç xc. 
Exemplos: car-ro, pas-sa-re-la, des-cer, nas-ço, ex-ce-len-te

 

f) Separam-se os encontros consonantais das sílabas internas, excetuando-se aqueles em que a segunda consoante é l ou r. 
Exemplos: ap-to, bis-ne-to, con-vic-ção, a-brir, a-pli-car

 

 

QUANTO À POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA

1. Acentuam-se as oxítonas terminadas em “A”, “E”, “O”, "ÊM", "ÉM", "ÊNS", seguidas ou não de “S”, inclusive as formas verbais quando seguidas de “LO(s)” ou “LA(s)”. Também recebem acento as oxítonas terminadas em ditongos abertos, como “ÉI”, “ÉU”, “ÓI”, seguidos ou não de “S”

Ex. chá - mês -  nós - gás - sapé - cipó - dará -  café - avós - pará - vocês - compôs - vatapá - pontapés - só - aliás - português - robô - dá-lo - vê-lo - avó - recuperá-los - conhecê-los - pô-los - guardá-la - fé - compô-los - réis (moeda) - véu - dói - méis - céu - mói - pastéis - chapéus - anzóis - ninguém - parabéns - Jerusalém

Resumindo:

 

1. Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “ba-ú”, “a-í”, “Esa-ú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

 

2. Acentuamos as palavras paroxítonas quando terminadas em:

L – afável, fácil, cônsul, desejável, ágil, incrível.

N – pólen, abdômen, sêmen, abdômen.

R – câncer, caráter, néctar, repórter.

X­ – tórax, látex, ônix, fênix.

PS – fórceps, Quéops, bíceps.

Ã(S) – ímã, órfãs, ímãs, Bálcãs.

ÃO(S) – órgão, bênção, sótão, órfão.

I(S) – júri, táxi, lápis, grátis, oásis, miosótis.

ON(S) – náilon, próton, elétrons, cânon.

UM(S) – álbum, fórum, médium, álbuns.

US – ânus, bônus, vírus, Vênus.

 

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal):
Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

3. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Ex. México, música, mágico, lâmpada, pálido, sândalo, crisântemo, público, pároco, proparoxítona.

QUANTO À CLASSIFICAÇÃO DOS ENCONTROS VOCÁLICOS

4. Acentuamos as vogais “I” e “U” dos hiatos, quando:

Formarem sílabas sozinhos ou com “S”

Ex. Ju-í-zo, Lu-ís, ca-fe-í-na, ra-í-zes, sa-í-da, e-go-ís-ta.

 

IMPORTANTE

Por que não acentuamos “ba-i-nha”, “ru-im”, “ca-ir”, “Ra-ul”, se todos são “i” e “u” tônicas, portanto, hiatos?

Porque o “i” tônico de “bainha” vem seguido de NH. O “u” e o “i” tônicos de “ruim”, “cair” e “Raul” formam sílabas com “m”, “r” e “l” respectivamente. Essas consoantes já soam forte por natureza, tornando naturalmente a sílaba “tônica”, sem precisar de acento que reforce isso.

5. Trema

Não se usa mais o trema em palavras da língua portuguesa. Ele só vai permanecer em nomes próprios e seus derivados, de origem estrangeira, como Bündchen, Müller, mülleriano (neste caso, o “ü” lê-se “i”)

6. Acento Diferencial

O acento diferencial permanece nas palavras:

pôde (passado), pode (presente)
pôr (verbo), por (preposição)

Nas formas verbais, cuja finalidade é determinar se a 3ª pessoa do verbo está no singular ou plural:

SINGULAR   PLURAL

Ele tem          Eles têm

Ele vem         Eles vêm

Essa regra se aplica a todos os verbos derivados de “ter” e “vir”, como: conter, manter, intervir, deter, sobrevir, reter, etc.

 

Fonte: http://www.infoescola.com/acordo-ortografico/nova-acentuacao-grafica/

EXERCÍCIOS

1. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de:

Também == Incrível == caráter

a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

 

02. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas: 
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau 
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás 
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço 
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão 
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo 


03. Conforme a numeração, assinale a alternativa correta no que se refere à acentuação gráfica: 
I – erro

II – sede

III – torre

IV – almoço

V – governo 
a) nenhuma das alternativas está correta 
b) apenas os números II e III estão corretos 
c) apenas os números II e IV estão corretos 
d) apenas os números IV e V estão corretos 
e) todas as numerações estão corretas 

 

 04. Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto: 
a) já
b) nós
c) pés 
d) dói 
e) há 

 

05. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação gráfica: 
a) Grajaú, balaustre, urubús
b) árduo, língua, raíz 
c) raízes, fúteis, água 
d) heróico, assembléia, côroa 
e) túneis, apôio, equilíbrio 

 
06. A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é: 
a) adjetivação / imperdoável / boiadeiro 
b) interveio / tecnologia / sublinhar 
c) intuito / coroinha / perspectiva 
d) corolário / substantivo / bisavó 
e) fluido / atmosfera / interveio 

 

07. Assinale a sequência em que todas as palavras estão partidas corretamente: 
a) transatlântico, fiel, subrogar 
b) bisavô, duelo, fogaréu 
c) sublingual, bisneto, desesperar 
d) desligar, subjugar, subscrever 
e) cisandino, espécie, ateu 


08. As sílabas das palavras psicossocial e traído estão corretamente separadas em: 
a) psi-cos-so-ci-al / tra-í-do 
d) p-si-co-sso-cial / traí-do 
b) p-si-cos-so-cial / traí-do 
e) psi-co-sso-cial / tra-í-do 
c) psi-co-sso-ci-al / traí-do 


09. Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos: 
a) um ditongo 
b) um trissílabo 
c) um dígrafo 
d) um proparoxítono 
e) um tritongo 


10. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente: 
a) idéia, úrubu, suíno, ênclise 
b) bíceps, heróico, ítem, fóssil 
c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa 
d) fútil, hífen, ânsia, decaído 
e) apóia, tapête, órfã, ruína 

 
11. Afirmativa falsa: 
a) Dôce é acentuada graficamente 

b) Há acento indevido em ra-íz 
c) Falta acento em ru-i-na 
d) Têm está acentuada por indicar plural 
e) Fu-nil não deve ser acentuada graficamente 


12. Único segmento errado quanto à acentuação gráfica: Tens idéia de quanto é inútil bancar o mártir? Nesse rítmo, acabas perdendo o juízo. 
a) idéia
b) inútil 
c) mártir 
d) rítmo 
e) juízo 

 

13. Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em: 
a) Eles têm muita coisa a dizer. 
b) Estude os dois primeiros ítens do programa. 
c) Afinal, o que contém este embrulho? 
d) Foi agradável ouvir aquele orador. 
e) Por favor, deem-lhe uma nova chance. 


14. Terminado o .........., o .......... recebeu .......... aplausos. 
a) vôo - herói - veemêntes
b) voo - heroi - veemêntes
c) vôo - heroi - veementes 
d) voo, herói, veemêntes 
e) voo, herói, veementes 

 

15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas: 
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio 
b) fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter 
c) saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído 
d) inglês, cipó, cafèzinho, útil, réu 
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú 

 
16. Aponte o único conjunto onde há erro na divisão silábica: 
a) flui-do, sa-guão, dig-no 
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no 
c) con-vic-ção, tung-stê-nio, rit-mo 
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a 
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô 

 

17. Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de acordo com as normas vigentes. Assinale-o: 
a) tran-sa-tlân-ti-co 
b) ab-di-ca-ção
c) subs-ta-be-le-cer
d) fri-ís-si-mo 
e) cis-an-di-no

 

18. A alternativa em que as duas palavras acentuadas não seguem a mesma regra de acentuação é: 
a) ninguém – também 
b) dólar - pólo 
c) eficiência - próprio
d) escrúpulos - síntese 
e) heróis - bóia 

19. Segue a mesma regra de acentuação de país a palavra: pa – ís
a) saúde 
b) aliás
c) táxi
d) grêmios 
e) heróis 


20. "Aí" é acentuada pelo mesmo motivo de: 

a) aquí 
b) dá
c) é 
d) baú 
e) porém 

 

21. A separação de sílabas está incorreta na alternativa: 
a) mi - nis - té – ri – o  
b) ab-so-lu-tas 
c) ne-nhu-ma
d) té-cni-co

e) res-sen-ti-men-tos 

 

22. Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente: 
a) bo-nus, tenis, aquele, virus 
b) re-po-lho, ca-va-lo, o-nix, grau 
c) ju-iz, sau-da-de, as-sim, flo-res
d) levedo, caracter, condor, ontem 
e) caju, virus, niquel, ecloga 

 

23. A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é: 
a) lápis – júri
b) bônus – hífen 
c) ânsia – série 
d) raízes – amável 
e) Anhangabaú – bambú 

 

24. Ambas as palavras contêm exemplo de hiato em: 
a) árduo / mãe 
b) área / chapéu 
c) diário / quota 
d) pavio / moer 
e) luar / anzóis 

 

 25. Marque a alternativa correta quanto à divisão silábica: 
a) fi-a-do, flui-do, ru-im 
b) se-cre-ta-ri-a, ins-tru-ir, né-ctar 
c) co-o-pe-rar, tung-stê-nio, i-guais 
d) cir-cui-to, subs-cre-ver, a-po-te-ose 
e) abs-ces-so, ri-tmo, sub-ju-gar